terça-feira, 24 de agosto de 2010

Pronto atendimento para alívio da dor na Clínica de Fisioterapia da Universidade de Franca


A Clínica de Fisioterapia da >UNIFRAN presta serviço de pronto atendimento na área da saúde com o objetivo de melhorar os problemas de dores musculares, dores na coluna entre outros, para tentar devolver a funcionalidade ao indivíduo.

O Prof. Dr. Paulo Roberto Veiga Quemelo, é responsável pelo setor de Ortopedia e Traumatologia e supervisiona os alunos do 4° ano de Fisioterapia que fazem os atendimentos. O professor nos explica que os tratamentos realizados no pronto atendimento são paliativos ou seja sintomatológicos e visam o alívio do processo inflamatório, das dores e tensões que o paciente relata estar sentindo no momento.

A eficácia deste atendimento está nos recursos Fisioterapêuticos, sendo os equipamentos de eletrotermoterapia e da acupuntura os mais utilizados para este tipo de intervenção, possuem efeitos de analgesia, anti-inflamatório e de relaxamento muscular.


Este atendimento é oferecido gratuitamente e aberto a toda comunidade de Franca e região as segundas, terças, quintas e sextas-feiras das 13h às 15h na Clínica de >Fisioterapia da Unifran.

Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone (16) 3711 8720

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

A Geração Y está se preparando para o mercado de trabalho.

O que as empresas estão fazendo para incorporar a Geração Y, jovens nascidos durante as décadas de 1980 e 1990, que estão chegando com tudo para ocuparem seus cargos e garantirem um futuro dentro das corporações? Para responder essas e algumas outras perguntas, convidamos a Profª Drª Ana Paula Barbosa, Psicóloga e professora na área de Gestão de Recursos Humanos no curso de Administração de Empresas e Psicologia na Unifran.
Redes Sociais: Como as empresas estão se preparando para receber o jovem da Geração Y?

Profº Drª Ana Paula Barbosa: Hoje, principalmente as grandes empresas, estão vendo a importância de se investir em pessoas, ou seja, o capital intelectual passa a ser o centro do processo de qualquer empresa, mais importante até, que o capital financeiro. As empresas estão se rendendo ao capital humano, isso faz com que aconteça uma mudança de valores e como está tudo mais rápido, é exatamente a geração Y que está mais preparada para lidar com as novas tecnologias.

Redes Sociais: De que maneira as empresas estão acolhendo esses jovens?

Profº Drª Ana Paula Barbosa: As seleções de trainees, por exemplo, já têm essa preocupação. Nas grandes empresas, essas seleções começam agora no inicio do segundo semestre e dura até o final do ano, para que esse jovem seja treinado no próximo ano. A Unilever, a Goodyear, a Sousa Cruz, a Coca Cola, a Ambev, o Magazine Luiza e varias outras empresas estão com processo de seleção de trainees abertos justamente para atrair esse jovem da geração Y, onde serão treinados para serem os futuros líderes. O único critério básico de seleção é falar e escrever o inglês fluente e é exatamente essa geração que está mais preparada.

Redes Sociais: O que está mudando no ambiente de trabalho com a chegada desse jovem?

Profº Drª Ana Paula Barbosa: As empresas estão tendo que se adequar a um novo modelo de gestão, pois esses jovens vão querer trabalhar com horários mais flexíveis, querem feedback mais rápidos, querem ser reconhecidos, o plano de carreira tem que ser mais ágil para não perder esses talentos, há de fato uma mudança de valores no ambiente organizacional.

Redes Sociais: Como é o comportamento desse jovem nas empresas?

Profº Drª Ana Paula Barbosa: Em muitas empresas as pessoas já estão sendo avaliadas por competências, e é fundamental que as pessoas recebam feedbacks sobre seu desempenho. Torna-se fundamental um plano de carreira, sem contar que esse jovem tem a expectativa de crescer rápido, foram criados num mundo onde tudo muda muito rápido, aquela paciência de ficar no mesmo cargo cinco anos esperando uma promoção não é comum nos dias atuais.

Redes Sociais: O que esses jovens esperam do futuro dentro das empresas?

Profº Drª Ana Paula Barbosa: No Brasil existem muitos jovens que já estão assumindo cargos de executivos, no entanto, a maioria ainda é acima dos 50 anos, mas já é realidade ver em muitas empresas, líderes jovens com uma visão diferente e é exatamente ele que está preparado para isso, porque é ele que está interado com as novas tecnologias, só falta é um pouco de maturidade, o que as seleções de trainnes tentam suprir.

Redes Sociais: A sua opinião sobre esse jovem?

Profº Drª Ana Paula Barbosa: Os adolescentes hoje estão muito mais preparados, um exemplo são minhas filhas que fazem dever de casa assistindo tv e comendo, tudo ao mesmo tempo, na minha época para fazer dever de casa você tinha um lugar determinado e quieto. Os jovens estão muito mais antenados e é por isso que conseguem aprender com todas essas informações, é um mundo novo de verdade!

Conheça mais sobre a Geração Y:

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Em tom descontraído, publicitário lota poliesportivo da Unifran durante jornada do curso de administração.

Na noite de ontem, 19 de agosto, aconteceu na Unifran dentro da programação da jornada do curso de Administração, a palestra com professor Wagner Luiz Santos que em um tom descontraído abortou o seguinte tema: “O Marketing e a Comunicação- Conheça um publicitário hoje para não chamá-lo de marketeiro amanhã”.

Durante a palestra o professor desafiou os presentes a responderem “O que é marketing”, a melhor resposta, enviada para o e-mail w@wga.com.br, criado somente para esse objetivo, vai ganhar um DVD da banda Sambo.

No final da palestra, Wagner falou porque não gosta de ser chamado de marketeiro e quais são as principais diferenças entre o profissional de marketing e o publicitário.


Marqueteiro é uma denominação errada para o profissional, sem contar que ficou associado aos caras que fazem propaganda para políticos, a imprensa é a que mais gosta de usar esse termo, mas sempre em tom pejorativo, existem muitos bons profissionais de marketing e comunicação e o termo marketeiro foi criado para ser jocoso(engraçado)”.

“O profissional de marketing é o cara da empresa, é ele que cuida da criação e da implementação do produto no mercado, é ele que determina o preço e a logística de distribuição. O cara da propaganda vai apenas comunicar a existência do produto, do serviço ou da promoção, ele vai fazer com que as pessoas conheçam a marca, o que chamamos de branding”.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Conheça um pouco sobre José Fiorin que estará na Unifran pelo curso de letras.

A Professora da Unifran Camila de Araujo Beraldo Ludovice nos conta da importância de José Luiz Fiorin.

"José Luiz Fiorin é um professor e linguísta brasileiro de grande importância e renome. É, no Brasil, um dos maiores especialistas em Pragmática, Semiótica e Análise do Discurso. Possui centenas de publicações nessas áreas, além de muitos artigos em revistas especializadas e capítulos de livros, publicou diversos livros, dentre eles, "As astúcias da enunciação"; "Em busca do sentido: estudos discursivos"; "Introdução ao pensamento de Bakhtin"; "Lições de texto: leitura e redação". Organizou vários outros, entre os quais"Introdução à Linguística I: objetos teóricos"; "Introdução à Linguística II: princípios de Análise".

"Fiorin tem uma intensa atividade acadêmica e já ocupou e ainda ocupa cargos importantes na USP e em diversas associações, como por exemplo: Chefe do Departamento de Linguística da FFLCH/USP, membro do Conselho Deliberativo da ANPPOLL (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística) e consultor da FAPESP (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo), já foi membro do Conselho Deliberativo do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), do Conselho Deliberativo da ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística), representante da área de Letras e Linguística na CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), presidente do GEL (Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo), professor da UNESP e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis".

"Atualmente é Professor Associado do Departamento de Linguística da FFLCH da Universidade de São Paulo. Além disso, Fiorin é um professor e pesquisador que busca encantar os alunos da área de Letras com a ciência linguística e mostrar-lhes que “sem conhecer a Linguística, não há como conhecer a linguagem, não há como decifrar seus mistérios, não há como revelar sua epifania".

A Jornada de Letras e Tradutor e Interprete traz nesta quarta-feira dia 18 de agosto para dar inicio ao ciclo de palestras o Prof. Dr. José Luiz Fiorin que abordará o tema "Em busca do mistério e da epifania da palavra".

As inscrições podem ser feitas na Secretaria da Universidade ou pelo www.unifran.br/extensao . Outras informações pelo telefone 0800-341212.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Conheça o Laboratório de Análises Clínicas da Unifran.

Entre os vários serviços que a Unifran oferece, um deles é o atendimento no Laboratório de Análises Clínicas do curso de Biomedicina que realiza atendimento a população através de convênios com o Hospital Regional e pelo SUS além de atendimento particular. Maria Anita Vasconcelos Ambrosio, Biomédica do laboratório, esclarece que no atendimento particular, alunos e funcionários da Unifran tem desconto para qualquer tipo de exame, inclusive os de emergência.

No laboratório são realizados os seguintes tipos de exames, como conta Anita: “Fazemos aqui todos os tipos de exames laboratoriais, os Bioquímicos que são exames de glicose, colesterol, Triglicerídeos, enzimas e vários outros, os exames Hematológicos onde os mais solicitados são os Hemogramas e VHS, fazemos também exames Hormonais que tem a função de dosar a quantidade de hormônios no organismo, exames Sorológicos que são os de HIV, hepatite, rubéola, dengue entre outros e exames Microbiológicos ou Bacteriológicos, que tratam de bactérias, são os de urina que se chama Urocultura, fezes que se chama Coprocultura e secreções em geral, faringe, ocular e outros”.

O laboratório fica localizado no Bloco Bege da Unifran e atende das 7h as 17h e os exames são feitos das 7h as 10h30m.
Maiores informações pelo telefone (016) 3711 8874.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Angélica conta como foi participar do Projeto Rondon.

Angélica Volpe, aluna de Jornalismo da Unifran, participou do Projeto Rondon, e conta um pouco de sua experiência.

" Desde a saída do galeão, já começamos a encontrar outros rondonistas ,que também iriam para Rondônia porém para um outro município, estávamos todos muito entusiasmados, pois iríamos andar pela primeira vez em um avião da FAB. No aeroporto já comecei a colher alguns depoimentos, imagens e vídeos. A viagem foi maravilhosa, em Itapuão do Oeste pude conhecer muita gente com uma realidade bem diferente, fomos muito bem recebidos".

"Em Itapuã do Oeste eu conversei com os moradores mais antigos da cidade, com um historiador, com um dos fundadores, com o coordenador geral do Projeto Rondon Paulo Humberto e conversei também com o Ministro da Defesa Nelson Jobim e todos nos falaram da importância do projeto e desejaram que tudo desse certo e que nos saíssemos realmente transformados com a realidade que iríamos ver".

"Desenvolvemos vários projetos, desde oficinas de reciclagens até um relatório de condição dos moradores de Itapuã, que foi entregue ao prefeito da cidade para que possa ajudar nas melhorias a serem realizadas ".

"Realizei filmagens das palestras, dos trabalhos desenvolvidos em Itapuã do Oeste , agora vou juntar todo o material e fazer um documentário".

"Uma mensagem que eu deixo é que quem tiver a oportunidade de participar do Projeto Rondon participe, pois é uma experiência inesquecível, e só quem é Rondonista sabe o que é ser Rondonista".

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Os perigos da internet e dicas de segurança.

A internet é uma ferramenta excepcional para o aprendizado e desenvolvimento de jovens e crianças, no entanto oferece muitos perigos.

O acesso de jovens e crianças na internet é cada vez intenso, e o perigo cresce cada vez mais, segundo a ONG SaferNet e o Ministério Público Federal, 53% das crianças e jovens tiveram contato com conteúdos agressivos e considerados impróprios para sua idade, os pais são os principais responsáveis por monitorar o que seus filhos estão fazendo na rede, prevenindo assim problemas futuros.

Especialistas apontam que, o diálogo é fundamental, pois de nada adianta proibir. Os pais devem explicar para seus filhos o porque do “não”. Abaixo estão algumas sugestões práticas:

. Defina e restrinja os sites da Internet que seu filho pode navegar;

. Aumente a segurança e a privacidade durante o acesso à Internet;

. Estipule horários;

. Coloque o computador na sala ou em local público;

. Procure saber quem são os contatos que seu filho tem em programas de troca de mensagens;

. Faça uma análise periódica das comunidades do Orkut que seu filho pertence.

Existem também programas, que são ferramentas que auxiliam no monitoramento para a segurança destas crianças, abaixo selecionamos alguns dos mais indicados nas Redes Sociais.

Seu computador está seguro? Faça o teste com antivírus online;

Defenda-se dos espiões virtuais com 10 softs antispyware gratuitos;

Você pode utilizar o próprio internet explorer para bloquear acesso por exemplo a sites adultos.

A inclusão digital é algo que pais e responsáveis devem estar envolvidos, pois é a única forma que eles terão de acompanhar seus filhos nesta relação entre filhos e internet.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Ateliê Aberto de Artes na Unifran, um espaço dedicado a manifestações artísticas.

Na Unifran em meio a várias atividades de extensão, uma das que se destaca é oAteliê Aberto de Artes”, que funciona junto ao laboratório de gravura do curso de Educação Artística.

O professor Geraldo Lara é um dos responsáveis pelo Ateliê, explica: “O Ateliê é um espaço gratuito aberto a comunidade universitária e a comunidade em geral, não é necessário ser aluno da Unifran para participar, basta gostar de fazer arte e nos procurar. Aqui no Ateliê, damos toda orientação para que os então artistas possam realizar seus trabalhos”.

O Ateliê Aberto de Artes, funciona a mais ou menos cinco anos e foi criado com o intuito de oferecer um espaço aos alunos de Educação Artística onde pudessem fazer livremente seus trabalhos, atendendo assim, a grade curricular de atividades complementares, que é uma exigência dentro dos cursos na Unifran. (Saiba mais sobre extensão universitária na Unifran clicando aqui).

São desenvolvidos trabalhos de pintura, gravura e escultura e alguns materiais é a própria universidade que oferece sem nenhum custo.

O Ateliê Aberto de Artes funciona as quartas-feiras das 13:00hs ás 17:00hs e aos sábados das 08:00hs ás 12:00hs, para obter maiores informações entre em contato pelo telefone 0800 341212.


terça-feira, 3 de agosto de 2010

A diversidade de cerveja está cada vez mais presente na gastronomia.


Há no mundo cerca de 20.000 tipos de cervejas, e a bebida está cada vez mais ganhando espaço na gastronomia mundial. Fernando Dagoberto, professor na Unifran em Gastronomia, especialista em tipos de cervejas dá algumas dicas de pratos que combinam com a bebida.



“Saborear a cerveja com pratos adequados é um hábito saudável e muito prazeroso”.

1) Corona Pilsen.

País : México.

Estilo : Pilsen (Latin American Light Lager).
Refrescante, frisante, leve, fácil de beber, de acidez média com toques cítricos (limão) persistentes e doçura residual.
Harmonização: pratos leves, ácidos, condimentados, picantes, cozinha mexicana, japonesa, tailandesa etc.

Teor alcoólico: 4,6%.
Garrafa de 330ml.

2) Bauhaus.

País : Brasil - Frutal –MG.

Estilo: Golden Lager.

Está cerveja premium é produzida em Frutal, no estado de Minas Gerais. Seu nome é inspirado na famosa escola Bauhaus de Arte e Tecnologia, criada na Alemanha há quase 100 anos e que até hoje, através de seu conceito de criatividade, revoluciona o mundo.
Deliciosamente refrescante, sua legítima receita alemã e secular, é produzida com a mais cristalina água, dois lúpulos importados da Baviera, fermento proveniente do maior centro cervejeiro em Munique e 100% de maltes especiais; dentro de uma das mais modernas fábricas do Brasil.
Cerveja de baixa fermentação; sua cor amarelo avermelhada brilhante e sua espuma densa e cremosa realçam ainda mais seu paladar encorpado. Aromas orais, cítricos e de caramelo, acidez média e persistente.
Harmonização: pratos leves, ácidos, condimentados, picantes, da cozinha brasileira (mineira, capixaba, baiana), pescados e frutos do mar.

Teor alcoólico: 5,1%.
Garrafa: 600ml.

3) Tucher Helles Hefe Weizen.

País: Alemanha.

Estilo: Weizenbier.

Tradicional cerveja de trigo da Bavária (estilo Weizenbier) é produzida na cidade de Nüremberg desde 1672.
De alta fermentação, elaborada com malte de cevada e malte de trigo; cor alaranjado, turva, com abundante espuma, aromas cítricos e predominante banana. Sabor frutado e condimentado (cravo sutil), baixo residual de doçura e amargor, refrescante.
Harmonização: pratos leves, ácidos, condimentados e picantes, pescados e frutos do mar.

Teor alcoólico: 5,2%.
Garrafa: 500ml.

4) Abadia Super Bock Rubi.

País: Portugal.

Estilo: Bock.

Cerveja forte com corpo e estruturada. Tem uma cor avermelhada e um fim de boca ligeiramente doce. Aroma complexo com notas de malte e caramelo. Equilibrada e intensa.
Harmonização: ideal para acompanhar os sabores fortes das carnes vermelhas, assados e pratos tradicionais.

Teor alcoólico: 6,8%.
Garrafa 330ml.

5) Baden Baden Stout .

País: Brasil - Campos do Jordão-SP.

Estilo: Stout (Alemanha).

Devido à utilização de maltes torrados, a Baden Baden Stout possui coloração negra e intenso aroma de café e chocolate. Sua espuma é bastante cremosa, seu corpo intenso e seu amargor elevado e persistente.
Harmonização: pratos intensamente condimentados, ostras e sobremesas a base de chocolate.

Teor alcoólico: 7,5%.
Garrafa 600ml.


Fernando Dagoberto realizará hoje uma palestra na Praça Central do Franca Shopping, para convidados, durante o evento "Cervejas do Mundo".
diHITT - Notícias