segunda-feira, 23 de agosto de 2010

A Geração Y está se preparando para o mercado de trabalho.

O que as empresas estão fazendo para incorporar a Geração Y, jovens nascidos durante as décadas de 1980 e 1990, que estão chegando com tudo para ocuparem seus cargos e garantirem um futuro dentro das corporações? Para responder essas e algumas outras perguntas, convidamos a Profª Drª Ana Paula Barbosa, Psicóloga e professora na área de Gestão de Recursos Humanos no curso de Administração de Empresas e Psicologia na Unifran.
Redes Sociais: Como as empresas estão se preparando para receber o jovem da Geração Y?

Profº Drª Ana Paula Barbosa: Hoje, principalmente as grandes empresas, estão vendo a importância de se investir em pessoas, ou seja, o capital intelectual passa a ser o centro do processo de qualquer empresa, mais importante até, que o capital financeiro. As empresas estão se rendendo ao capital humano, isso faz com que aconteça uma mudança de valores e como está tudo mais rápido, é exatamente a geração Y que está mais preparada para lidar com as novas tecnologias.

Redes Sociais: De que maneira as empresas estão acolhendo esses jovens?

Profº Drª Ana Paula Barbosa: As seleções de trainees, por exemplo, já têm essa preocupação. Nas grandes empresas, essas seleções começam agora no inicio do segundo semestre e dura até o final do ano, para que esse jovem seja treinado no próximo ano. A Unilever, a Goodyear, a Sousa Cruz, a Coca Cola, a Ambev, o Magazine Luiza e varias outras empresas estão com processo de seleção de trainees abertos justamente para atrair esse jovem da geração Y, onde serão treinados para serem os futuros líderes. O único critério básico de seleção é falar e escrever o inglês fluente e é exatamente essa geração que está mais preparada.

Redes Sociais: O que está mudando no ambiente de trabalho com a chegada desse jovem?

Profº Drª Ana Paula Barbosa: As empresas estão tendo que se adequar a um novo modelo de gestão, pois esses jovens vão querer trabalhar com horários mais flexíveis, querem feedback mais rápidos, querem ser reconhecidos, o plano de carreira tem que ser mais ágil para não perder esses talentos, há de fato uma mudança de valores no ambiente organizacional.

Redes Sociais: Como é o comportamento desse jovem nas empresas?

Profº Drª Ana Paula Barbosa: Em muitas empresas as pessoas já estão sendo avaliadas por competências, e é fundamental que as pessoas recebam feedbacks sobre seu desempenho. Torna-se fundamental um plano de carreira, sem contar que esse jovem tem a expectativa de crescer rápido, foram criados num mundo onde tudo muda muito rápido, aquela paciência de ficar no mesmo cargo cinco anos esperando uma promoção não é comum nos dias atuais.

Redes Sociais: O que esses jovens esperam do futuro dentro das empresas?

Profº Drª Ana Paula Barbosa: No Brasil existem muitos jovens que já estão assumindo cargos de executivos, no entanto, a maioria ainda é acima dos 50 anos, mas já é realidade ver em muitas empresas, líderes jovens com uma visão diferente e é exatamente ele que está preparado para isso, porque é ele que está interado com as novas tecnologias, só falta é um pouco de maturidade, o que as seleções de trainnes tentam suprir.

Redes Sociais: A sua opinião sobre esse jovem?

Profº Drª Ana Paula Barbosa: Os adolescentes hoje estão muito mais preparados, um exemplo são minhas filhas que fazem dever de casa assistindo tv e comendo, tudo ao mesmo tempo, na minha época para fazer dever de casa você tinha um lugar determinado e quieto. Os jovens estão muito mais antenados e é por isso que conseguem aprender com todas essas informações, é um mundo novo de verdade!

Conheça mais sobre a Geração Y:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

diHITT - Notícias