quinta-feira, 22 de julho de 2010

A hora e a vez da Geração Y nas Universidades.

Os jovens da Geração Y estão na Universidade e o Ensino a Distância tem se tornado uma boa alternativa. Carmen Lúcia Tozzi Mendonça Conti, Coordenadora Pedagógica do NEAD (Núcleo de Ensino a Distância) da Unifran, fala como esse jovem tem se comportado estudando em casa e o desafio de trabalhar com eles.

Embora o público do NEAD Unifran seja, em sua maioria pessoas acima de 25 anos, e alguns já com graduação, existem também, muitos jovens dessa geração.

Uma das características do Ensino á Distância é a possibilidade de estar a qualquer momento conectado, o que lhes facilita na busca de informações que possam agregar em sua formação.“Quando o professor comenta algo que lhe interessa, o aluno vai além, e com o acesso rápido a milhares de bibliotecas, ele tem toda a facilidade de busca dessas informações. Se destacam principalmente pela curiosidade, não ficam presos apenas aos enunciados que os professores colocam em discussão. Isso os torna grandes questionadores, porque muitas vezes observam coisas que talvez nem o professor tenha visto ainda, a grande sacada disso tudo é exatamente a busca, pois contribui para uma espécie de banquete de conhecimento para esse jovem”.

Para o NEAD Unifran este jovem tem sido desafiante, por sua interação fácil no meio virtual: “Ele entra e quer respostas na hora, é como se tivesse incorporado à velocidade que a rede tem, sem contar que além da educação formal através do EAD Unifran, está em constante formação informal, buscando outros cursos on-line e chats de discussões para agregar na formação”.

Dentro da plataforma, o contato com os professores se tem através de ícones, como explica Carmen: “Eles clicam a qualquer momento e vão direto ao professor. No entanto, é importante lembrar que a educação virtual é um meio e não um fim, o que continua sendo a construção do conhecimento e a aplicação desse conhecimento no mercado”.

"Quanto ao preconceito que se tem sobre o Ensino a Distância atribui-se ao pouco contato que as pessoas tem com esta inovação. Isso está sendo desmistificada, pois conectado, esse jovem interage ao mesmo tempo com centenas de pessoas da sua turma e de outras, podendo ampliar sua rede de contatos e obter respostas mais rápido como sempre estão acostumados”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

diHITT - Notícias