terça-feira, 17 de agosto de 2010

Conheça um pouco sobre José Fiorin que estará na Unifran pelo curso de letras.

A Professora da Unifran Camila de Araujo Beraldo Ludovice nos conta da importância de José Luiz Fiorin.

"José Luiz Fiorin é um professor e linguísta brasileiro de grande importância e renome. É, no Brasil, um dos maiores especialistas em Pragmática, Semiótica e Análise do Discurso. Possui centenas de publicações nessas áreas, além de muitos artigos em revistas especializadas e capítulos de livros, publicou diversos livros, dentre eles, "As astúcias da enunciação"; "Em busca do sentido: estudos discursivos"; "Introdução ao pensamento de Bakhtin"; "Lições de texto: leitura e redação". Organizou vários outros, entre os quais"Introdução à Linguística I: objetos teóricos"; "Introdução à Linguística II: princípios de Análise".

"Fiorin tem uma intensa atividade acadêmica e já ocupou e ainda ocupa cargos importantes na USP e em diversas associações, como por exemplo: Chefe do Departamento de Linguística da FFLCH/USP, membro do Conselho Deliberativo da ANPPOLL (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística) e consultor da FAPESP (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo), já foi membro do Conselho Deliberativo do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), do Conselho Deliberativo da ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística), representante da área de Letras e Linguística na CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), presidente do GEL (Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo), professor da UNESP e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis".

"Atualmente é Professor Associado do Departamento de Linguística da FFLCH da Universidade de São Paulo. Além disso, Fiorin é um professor e pesquisador que busca encantar os alunos da área de Letras com a ciência linguística e mostrar-lhes que “sem conhecer a Linguística, não há como conhecer a linguagem, não há como decifrar seus mistérios, não há como revelar sua epifania".

A Jornada de Letras e Tradutor e Interprete traz nesta quarta-feira dia 18 de agosto para dar inicio ao ciclo de palestras o Prof. Dr. José Luiz Fiorin que abordará o tema "Em busca do mistério e da epifania da palavra".

As inscrições podem ser feitas na Secretaria da Universidade ou pelo www.unifran.br/extensao . Outras informações pelo telefone 0800-341212.

Um comentário:

Arlinson Nascimento Nunes disse...

Gostei Muito da palestra com o Fiorim.Ele Realmente acrescenta grande importância ao estudo da 'linguística' e, principalmente, ao ensino das letras. Um mundo fascinante!Parabéns aos professores pela iniciativa de trazer um "sujeito" tão renomado.

Postar um comentário

diHITT - Notícias