terça-feira, 3 de agosto de 2010

A diversidade de cerveja está cada vez mais presente na gastronomia.


Há no mundo cerca de 20.000 tipos de cervejas, e a bebida está cada vez mais ganhando espaço na gastronomia mundial. Fernando Dagoberto, professor na Unifran em Gastronomia, especialista em tipos de cervejas dá algumas dicas de pratos que combinam com a bebida.



“Saborear a cerveja com pratos adequados é um hábito saudável e muito prazeroso”.

1) Corona Pilsen.

País : México.

Estilo : Pilsen (Latin American Light Lager).
Refrescante, frisante, leve, fácil de beber, de acidez média com toques cítricos (limão) persistentes e doçura residual.
Harmonização: pratos leves, ácidos, condimentados, picantes, cozinha mexicana, japonesa, tailandesa etc.

Teor alcoólico: 4,6%.
Garrafa de 330ml.

2) Bauhaus.

País : Brasil - Frutal –MG.

Estilo: Golden Lager.

Está cerveja premium é produzida em Frutal, no estado de Minas Gerais. Seu nome é inspirado na famosa escola Bauhaus de Arte e Tecnologia, criada na Alemanha há quase 100 anos e que até hoje, através de seu conceito de criatividade, revoluciona o mundo.
Deliciosamente refrescante, sua legítima receita alemã e secular, é produzida com a mais cristalina água, dois lúpulos importados da Baviera, fermento proveniente do maior centro cervejeiro em Munique e 100% de maltes especiais; dentro de uma das mais modernas fábricas do Brasil.
Cerveja de baixa fermentação; sua cor amarelo avermelhada brilhante e sua espuma densa e cremosa realçam ainda mais seu paladar encorpado. Aromas orais, cítricos e de caramelo, acidez média e persistente.
Harmonização: pratos leves, ácidos, condimentados, picantes, da cozinha brasileira (mineira, capixaba, baiana), pescados e frutos do mar.

Teor alcoólico: 5,1%.
Garrafa: 600ml.

3) Tucher Helles Hefe Weizen.

País: Alemanha.

Estilo: Weizenbier.

Tradicional cerveja de trigo da Bavária (estilo Weizenbier) é produzida na cidade de Nüremberg desde 1672.
De alta fermentação, elaborada com malte de cevada e malte de trigo; cor alaranjado, turva, com abundante espuma, aromas cítricos e predominante banana. Sabor frutado e condimentado (cravo sutil), baixo residual de doçura e amargor, refrescante.
Harmonização: pratos leves, ácidos, condimentados e picantes, pescados e frutos do mar.

Teor alcoólico: 5,2%.
Garrafa: 500ml.

4) Abadia Super Bock Rubi.

País: Portugal.

Estilo: Bock.

Cerveja forte com corpo e estruturada. Tem uma cor avermelhada e um fim de boca ligeiramente doce. Aroma complexo com notas de malte e caramelo. Equilibrada e intensa.
Harmonização: ideal para acompanhar os sabores fortes das carnes vermelhas, assados e pratos tradicionais.

Teor alcoólico: 6,8%.
Garrafa 330ml.

5) Baden Baden Stout .

País: Brasil - Campos do Jordão-SP.

Estilo: Stout (Alemanha).

Devido à utilização de maltes torrados, a Baden Baden Stout possui coloração negra e intenso aroma de café e chocolate. Sua espuma é bastante cremosa, seu corpo intenso e seu amargor elevado e persistente.
Harmonização: pratos intensamente condimentados, ostras e sobremesas a base de chocolate.

Teor alcoólico: 7,5%.
Garrafa 600ml.


Fernando Dagoberto realizará hoje uma palestra na Praça Central do Franca Shopping, para convidados, durante o evento "Cervejas do Mundo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

diHITT - Notícias