Redes Sociais Unifran: Como se portar ao chegar ao local da entrevista?
Tatiane: É necessário prestar bastante atenção no ambiente, nas pessoas e principalmente à abertura do entrevistador para cumprimentos, pois pode parecer querer forçar intimidade, já com relação ao sentar-se, aguarde as orientações do entrevistador.
Redes Sociais Unifran: Se indagado sobre pretensão salarial, o que devo responder?
Tatiane: É importante fazer uma pesquisa salarial de acordo com a vaga para não se mostrar pretensioso ou desinformado, mas sempre é importante falar realmente qual é a pretensão afinal, o salário é um dos motivos que o fez procurar a vaga. É muito importante também fazer uma pesquisa para obter o máximo de informações possíveis sobre a nova empresa, para não se frustrar depois de contratado.
Redes Sociais Unifran:Como se portar em uma entrevista coletiva?
Tatiane: A dinâmica de grupo é usada para identificar conflitos entre pessoas, mas pode ser utilizada em um espectro muito mais amplo.
Através da dinâmica de grupo é possível comparar o comportamento de pessoas de diferentes níveis, submetidas a um mesmo ambiente e uma determinada situação. Isso facilita o processo de triagem e seleção daqueles que serão levados a uma entrevista individual.
Não há como se preparar para uma dinâmica de grupo. O que será analisado é o seu comportamento e posição diante de uma situação teste. Um recrutador experiente conseguirá enxergar aspectos da sua personalidade muito claramente. Portanto, é melhor não tentar disfarçar ou fingir. Procure agir o mais naturalmente possível e não contrarie a sua natureza.
A recomendação, portanto, é que você procure agir o mais naturalmente possível, e não contrarie a sua natureza.
No entanto, apenas para que você fique mais alerta a respeito do que costuma ser considerado importante, para a pessoa que está recrutando ou selecionando, vamos anotar alguns valores que as empresas geralmente avaliam como universalmente importantes.
O líder da dinâmica observa valores gerais desejáveis para qualquer posição:
a)Iniciativa - o candidato que em todas as ocasiões deixa para falar por último pode mostrar ou que é cauteloso demais, ou que tem pequeno grau de iniciativa. Mas se você é uma pessoa que não prima pela iniciativa, não adiantará tentar falar antes dos outros apenas por saber que isso pode ser levado em conta a seu favor, porque o avaliador perceberá rapidamente se a atitude estiver sendo forçada. Não lute contra a natureza. Seja você mesmo.
b)Determinação - a determinação é uma qualidade, mas não pode ser confundida com a obsessão. Cuidado para não exagerar quando quiser demonstrar que sabe perseguir um objetivo.
c)Criatividade - existe casos em que a resposta dada por um candidato a determinada pergunta, durante uma dinâmica de grupo, foi tão boa, tão criativa, que ele chamou a atenção do líder e a partir naquele momento passou a ser observado com mais interesse.
d)Conhecimento - um dos principais objetivos da dinâmica de grupo é verificar a consistência do conhecimento geral dos candidatos. Nisto você pode se preparar, atualizando-se sempre que possível, lendo muito, consultando jornais e revistas, vendo, ouvindo e analisando o que se passa pelo mundo. É evidente que o conhecimento geral e o conhecimento específico serão mais bem testados na entrevista individual que se seguirá, mas impressiona bem mostrar cultura geral numa dinâmica de grupo. Claro, com cuidado para não parecer esnobe ou arrogante.
e)Habilidades de relacionamentos - esta será definitivamente uma de suas características mais avaliadas dentro de uma sessão dinâmica de grupo. De novo, não tente ser o que você não é: aja naturalmente, como mandar o coração.
Você pode pensar que há o risco de uma primeira impressão a respeito de uma determinada forma, como você reagiu a um estímulo e que você pode ser interpretado ou interpretada erroneamente. Não se preocupe, porque dificilmente você será testado uma vez somente em cada sessão de dinâmica de grupo.
Cada qualidade ou defeito é checado várias vezes durante uma mesma dinâmica, porque o avaliador sabe que diante de determinada situação o candidato pode se sentir ameaçado, constrangido, amedrontado etc.
Redes Sociais Unifran: Qual a mensagem final que você deixa para o leitor sair confiante para uma entrevista de trabalho?
Tatiane: Exercite a autoconfiança, acredite em você e em seus talentos (se você não acredita em você mesmo, quem mais vai acreditar?); é quase impossível você vender um produto que você mesmo não compraria. Não tenha dúvidas, você terá que vender a sua imagem, o seu potencial, seus planos, seus valores e também seu interesse com o sucesso da organização.
Tenha certeza do nome correto e do cargo do entrevistador; tenha em mãos uma cópia do currículo enviado; não use gíria ou termos chulos; evite falar mal ou fazer julgamento de caráter de ex-colegas ou chefes; não se exceda em assuntos que não dizem respeito a entrevista (futebol, filmes, corridas); desligue o celular; não fume e se perguntado, seja sincero sobre o seu comportamento com bebida ou fumo, ele é sempre muito perceptível.
Confira mais algumas dicas essenciais e não erre na hora de ir a entrevista.
1. Pense quais são seus reais objetivos, pontos fortes e pontos fracos
2. Avalie quais os motivos que o tornam um ótimo candidato para a vaga
3. Pesquise o máximo de informações sobre a empresa. Você não está apenas sendo escolhido, você também está escolhendo.
4. Leve um currículo impresso
5. Chegue no horário (ou, se puder, com 15 minutos de antecedência). Caso tenha algum problema e precise chegar atrasado, avise e pergunte se há algum problema; se irá atrapalhar a agenda do entrevistador e se existe alguma outra opção.
6. Irradie entusiasmo
7. Respire fundo e tente manter a calma
8. Seja natural e espontâneo
9. Olhe nos olhos. Olhe para a pessoa com quem está falando. Hoje em dia, é bastante comum que mais de uma pessoa o entreviste ao mesmo tempo.
10. Não fale mal da empresa anterior, dos seus ex-colegas e, claro, do seu ex-chefe.
11. Deixe o celular desligado
12. Durante a entrevista, fique atento para não deixar nenhuma pergunta sem ser respondida. Também não é aconselhável arrumar desculpas para as falhas que você cometeu ao longo da sua carreira profissional.
13. Não mude de assunto de repente
14. Não fume, não masque chicletes e nem use óculos escuros
15. Faça as suas perguntas
16. Se tiver dúvidas sobre o cargo, sobre a empresa, não tenha vergonha, pode perguntar!
17. Pergunte se há previsão para fechar a vaga
18. Confie em você. E se a resposta não for positiva, não se sinta um perdedor. Foi apenas um processo que não deu certo, mas que serviu como treino para as próximas vezes.
Para ver mais dicas sobre entrevista de emprego, clique aqui.
Para ver dicas de como elaborar um currículo, clique aqui e clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário