“Em uma entrevista, a primeira coisa com a qual você deve se preocupar é em chegar no horário. Chegue 15 minutos antes do horário marcado, pois demonstra interesse e respeito para com o entrevistador. Outro item a ser observado é a roupa. Homens optem pelo básico, verificando sempre a vaga pela a qual está se colocando à disposição, não exagere em cores ou estampas e caso a empresa não seja adepta ao uso de terno e gravata, é claro que não precisa usá-los durante a entrevista, uma boa sugestão seria o traje social esporte, que conta com calça social sem pregas e camisas meia manga. Quanto às mulheres, muito cuidado com as roupas, o bom mesmo é ser discreta: calças sociais, camisas, ternos femininos, cores sóbrias e pouca maquiagem.Você pode ser um ótimo profissional, mas lembre-se, você raramente tem uma segunda chance para criar uma boa impressão. Então capriche no visual”.
“Demonstre quais são suas qualidades e justifique os motivos pelos quais a empresa deveria contratá-lo. Por isso, faça um planejamento antes de ir à entrevista. Raciocine sobre os objetivos da entrevista, saiba que terá de responder questões como "quem é você?", "o que já fez?", "o que seu último empregador acha de você?", "quais os resultados que você conseguiu para a empresa?" e "o que você pode fazer pela nova empresa?". Diga sempre de forma espontânea, nada de texto decorado e claro se o entrevistador der abertura”.
“É muito importante também fazer uma pesquisa para obter o máximo de informações possíveis sobre a nova empresa, para não se frustrar depois de contratado. Procure controlar ao máximo a ansiedade durante a entrevista. Se você foi chamado é porque já passou pela primeira fase: a análise do currículo. Então não tenha medo”.
“Durante a entrevista, seja natural e espontâneo. Caso não entenda uma pergunta, não tenha vergonha de questionar, dizer que não entendeu a questão e pedir para o entrevistador repetir”.
“Apesar de estar em processo de competição com outras pessoas, procure esquecer os outros. Dê o seu melhor e se mesmo assim não for escolhido, é porque a empresa não é adequada para você. Afinal, se você se disponibilizou a ir a essa entrevista é porque você não está apenas sendo escolhido, você também está escolhendo. Portanto, é preciso haver um encontro de interesses para dar certo. Muitas vezes, as empresas não estão atrás do mais inteligente, mas daquele que mais se adapta às necessidades delas”.
Tatiane Guilherme |
No próximo post, mais dicas de como se portar em uma entrevista de trabalho.
Veja também, dicas de curriculos clicando aqui e aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário