Neste post falaremos de como se preparar psicologicamente para o ENEM. A professora e Psicóloga Irene Rodrigues de Andrade fala em como preparar o corpo e a mente e não sofrer com os efeitos causados pela tensão que é comum nessa fase da vida, ela fala também da importância de aliar uma boa postura, alimentação saudável e o relaxamento durante os estudos e durante a prova para obter maior sucesso no exame.
Para antes das provas:
Exame e prova é algo estressante tanto para o candidato quanto para sua família. Por tanto, é importante estar atento a alguns aspectos que podem ser óbvios, mas que por isso mesmo não damos muita atenção.
Organizar o tempo de forma equilibrada é fator importante. Devemos considerar que a vida acontece para além do estudo. Existe o trabalho para muitos, e para todos existem as atividades cotidianas como refeições, horas de sono, lazer. Portanto, é fundamental e saudável que faça uma programação semanal e diária com as atividades que você se propõe a cumprir. Coloque em seu dia um tempo para cada uma destas atividades, isto o ajudará a reduzir o cansaço, o estresse e a ansiedade.
Leia alguns jornais e revistas semanais durante 15 a 30 minutos por dia. Isto ajudara em conhecimentos gerais, atualidades e na redação, além de te possibilitar descansar do foco escolar.
Quando estiver estudando muitas horas seguidas de pausas de 10 minutos a cada 2h. Levante, “esfrie a cabeça”, movimente o corpo, faça alongamentos para descanso e alinhamento da postura. Isto pode ajudá-lo na aprendizagem do conteúdo.
Faça anotações rápidas de pontos que considere relevantes e essenciais. Passe os olhos sobre elas com frequência, pois este “espiar” em suas anotações pode aliviar sua tensão e deixá-lo menos ansioso e mais seguro. No dia anterior a prova, reveja suas anotações.
Para os dias das provas:
Levante e faça uma atividade física leve como aquecimento para este dia (alongamentos, relaxamento, corrida ou caminhada de no máximo 1h), tome um bom banho e alimente-se. Lembre-se das dicas da nutricionista, refeições leves, mas reforçadas.
Dê uma última olhada em suas anotações, naqueles pontos que considere ser de menos domínio.
Saia com tempo para não se apressar e nem ficar afobado, chegando com antecedência de 30 minutos ao local da prova. A última coisa que você não precisa é de uma crise de ansiedade.
Para o momento das provas:
Respire adequadamente algumas vezes. Sentado em seu lugar de prova, feche os olhos ou fixe em um ponto, inspire, deixando o ar entrar pelo nariz até sua barriga, segure por alguns segundos e expire, soltando o ar pela boca devagar. Repita este exercício três vezes seguidas e depois continue fazendo durante a prova, isto oxigena melhor seu cérebro, dando uma sensação de descanso e condições para pensar melhor.
Dê uma geral na prova, isto vai tranqüilizá-lo, pois verá que sabe muitas questões e evitará que fique apavorado, ansioso e tenso com as questões que abordam o conteúdo que você domina menos.
Procure responder antes as questões referentes a assuntos que você mais domina, isto lhe dará segurança auto confiança.
Não esqueça de deixar o relógio a vista para poder ter domínio do tempo que dispõe para a resolução da prova, porém não fique com os olhos pregados nos ponteiros. Resolva boa parte das questões e veja quanto tempo te restou, organizando para resolver as demais questões no tempo restante. Não esqueça do exercício de respiração para relaxar quando for entrar nas questões de difícil resolução.
Saia da prova e não corra para ver sua pontuação ou as respostas das questões que considerou difícil. Dê um tempo para seu corpo e cabeça, faça algo que te dá prazer e alegria. Chega de tensão por hoje!
Não estude a noite para as provas do dia seguinte. Descanse.
Quando o processo das provas passar, relaxe por alguns dias, encontre pessoas que você gosta de estar junto, faça programas que te dão prazer. Mais uma vez, dê um tempo ao seu corpo e cabeça, isto ira ajudá-lo a recomeçar as próximas etapas de sua vida.
E boa sorte!
Irene Rodrigues de Andrade.
Psicóloga, Mestre em Psicologia da Educação, Professora e supervisora do curso de Psicologia da Unifran.
Veja mais dicas clicando nos links abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário