terça-feira, 11 de outubro de 2011

Dicas para o ENEM, a alimentação saudável ajudando a preparar o corpo para o dia da prova

Patrícia de Aquino Rodrigues
Neste post falaremos de como aliar uma alimentação saudável com a preparação para o ENEM. A professora e nutricionista Patrícia de Aquino Rodrigues fala em como preparar o corpo para não chegar no dia do exame despreparado e sofrer com efeitos causados pela má alimentação, além de dicas para os dias que antecedem a prova, ela fala também de como manter uma alimentação rica em minerais e ácidos graxos, alimentos esses que contribuem para a concentração e disposição mental.


A alimentação do vestibulando

Com o ritmo acelerado de estudos, o vestibulando deve ficar atento para não se esquecer de se alimentar, pular refeições ou trocá-las por “Junk Food”, ou seja, fazer uso de alimentos com altíssimo valor calórico e nível reduzido de nutrientes como salgadinhos e refrigerantes.

Segundo a Nutricionista Patrícia de Aquino Rodrigues, professora da Unifran e Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos ESALQ/USP , o ideal é que o vestibulando realize 5 refeições por dia (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar) , consumindo alimentos ricos em minerais e ácidos graxos essenciais, como nozes, castanhas, atum e salmão e intercale as refeições principais com frutas ou barra de cereais, isso irá contribuir para um aumento da concentração, disposição física e mental.

Um erro bastante comum dos vestibulandos é fazer uso de café, guaraná em pó e energéticos em excesso, isso pode agravar o processo de ansiedade e contribuir para o desenvolvimento de um refluxo gastro-esofágico. Em vez disso o vestibulando deve beber muita água, cerca de 1,5L ou 2L por dia, afim de propiciar uma boa hidratação do organismo.

Esses hábitos devem ser praticados rotineiramente, e não somente nas vésperas do exame; uma vez que bons hábitos alimentares contribuem para prevenção de doenças e para uma vida mais saudável. Lembrando ainda, que uma má alimentação, além de não fornecer a energia necessária para os estudos, pode baixar o sistema imunológico e o estudante pode ficar mais suscetível a doenças ocasionais, como gripes e resfriados, o que poderá atrapalhá-lo a alcançar o seu objetivo.

No dia que antecede o exame, priorize almoçar e jantar com a família, evitando alimentos de procedência duvidosa e não ingira nenhum tipo de bebida alcoólica.

Já no dia do exame prefira alimentos ricos em carboidratos, como uma massa preparada com legumes e verduras e após a refeição beba um suco de fruta natural, como laranja com cenoura e beterraba, que são boas fontes de energia; evite alimentos gordurosos como carnes e feijoada, pois eles levam mais tempo para serem digeridos e causam sensação de empachamento, desânimo e sonolência.

Neste dia, não deixe de se alimentar, uma vez que isso pode baixar os níveis de açúcar no sangue e causar raciocínio lento, sonolência, sudorese, tonturas e até desmaio.

Leve com você uma garrafa de água, barra de cereais, uma banana que é uma fruta rica em carboidrato e potássio e isso o ajudará a recuperar suas reservas energéticas; evite levar bombons de chocolate uma vez que são muito gordurosos e podem ocasionar desânimo e moleza.

Com essas dicas é só caprichar no estudo, que seu corpo estará preparado para enfrentar essa “maratona” com sucesso.

Patrícia de Aquino Rodrigues
Nutricionista, Especialista em Nutrição Clinica, Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos ESALQ/USP e Docente em Nutrição na Unifran.

Veja mais dicas clicando nos links abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

diHITT - Notícias