Pedro Bernardino Netto, estudante do 4° ano de Fisioterapia da Unifran, nos apresentou seu trabalho, que foi exibido no Congresso Brasileiro de Fisioterapia. “O título do trabalho foi Alterações Clínicas e Funcionais da Doença de Pompe: Relato de Caso”.
O trabalho de Pedro, consistiu em relatar o caso de uma paciente, que possui a doença, que é considerada incomum. A doença consiste no acúmulo de glicogênio intralisossômico, diminuindo a capacidade de contração do músculo, no corpo todo, em todos os grupos musculares. O objetivo do trabalho foi avaliar as características clínicas e funcionais que o indivíduo apresenta, na clínica.
Como forma de avaliação, foram feitos testes de força, retração muscular, exame de função pulmonar, entre outros testes.
Ao final de seu trabalho, o aluno, que foi orientado pelos professores, Charles Marques Lourenço, Ana Paula Oliveira Borges, Marisa Afonso Brunherotti e Paulo Roberto Veiga Quemelo, observou como resultado, atraso do desenvolvimento motor e desnutrição. A Doença de Pompe provoca alterações clínicas e funcionais importantes, como alteração do metabolismo, diminuição de força, diminuição do potencial de ação, alterações biomecânicas na coluna e alterações na capacidade respiratória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário