segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Dicas para o ENEM, a postura como aliada na fase dos estudos e durante a prova

Prof. Esp. Almir Resende Coelho
Nos dias 22 e 23 de outubro acontece no Brasil mais uma edição do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio e a partir de hoje faremos vários posts de como se preparar para esse momento tão importante na vida de um estudante.

Hoje o ENEM é responsável pelo ingresso de milhares de estudantes na universidade, sejam elas Federais ou privadas por meio do PróUni e ainda soma pontos em várias outras universidades do País.

Conversamos com vários especialistas que deram dicas para antes e durante a prova, de como preparar o psicológico, como usar a postura como um aliado nos estudos e quais alimentos ajudarão no processo de estudos e nos dias da prova.

Conversamos também com especialistas de várias áreas do conhecimento que deram valiosas dicas para não desesperar na hora do Exame. São dicas que irão ajudar o candidato nas áreas especificas que caem na prova.

Neste primeiro post o Professor e Fisioterapeuta, Almir Rezende falou da importância da postura e deu dicas de como manter uma boa postura na hora dos estudos e durante a prova e como fazer dela um aliado para o bom desempenho.

Postura na fase dos estudos e durante a prova

A postura é o arranjo harmônico das diversas partes do corpo, em uma posição estática ou dinâmica. Sua manutenção permite que uma posição seja mantida baseada na integração de informações entre o sistema musculoesquelético, estruturas do sistema nervoso e as informações do sistema vestibular, proprioceptivo e visual.

Por isso, o vestibulando deve tomar alguns cuidados durante a fase de estudos e na hora da prova, principalmente porque vai passar cerca de três a quatro horas em uma mesma posição.

A postura é um ato motor inconsciente, na qual a falta do hábito de sentar-se corretamente pode prejudicar o vestibulando durante a prova. Porém, como são muitas as preocupações do candidato vale à pena se atentar a algumas dicas simples e fáceis de assimilar a sua rotina de estudos e durante a prova.

Durante os estudos:
• Procure um ambiente aconchegante e silencioso para estudar. Isso não desviará a sua atenção e você não perderá o foco;
• Evite os estudos na posição deitada, sofás, redes ou camas;
• Prefira as cadeiras confortáveis, com encosto e uma altura suficiente para que você encoste os pés no chão;
• Evite estender os joelhos por longos períodos. Prefira manter os joelhos flexionados em ângulo de 90º.
• Encoste toda a coluna no encosto da cadeira e evite descansar sobre a mesa.
• Sente sobre os ossos do ísquio, ou seja, sobre o bumbum. Essa é a maneira mais correta para se sentar.
• Coloque um objeto sob o livro na intenção de fazer um ângulo de aproximadamente 45º em relação à mesa de apoio, pois isso evitará flexão excessiva da sua coluna cervical, evitando dores e desistência dos estudos.
• A cada 50 min. levante-se, movimente-se, respire fundo e volte a sentar-se corretamente.
• No inicio poderá ocorrer algumas dores na região lombar e cervical. Isso acontece quando não há o hábito de manter uma postura adequada. Porém, não desista e treine essas posturas, pois você a repetirá no dia da prova e com o treinamento prévio será mais fácil.

No dia da prova:
• Chegue até a sala pré-definida com pelo menos 30 min. de antecedência do início da prova. Isso facilitará à escolha de um lugar, quando estes não forem previamente estabelecidos, onde não incida sol, bem ventilado, fácil acesso a porta facilitando saídas ao banheiro, sem perturbar o seu concorrente;
• Procure cadeiras alinhadas, de preferência as almofadadas, pois estas favorecem a circulação sanguínea e evita dores nas pernas;
• Já no seu lugar perfeito, procure colocar em prática o seu treinamento durante a fase de estudos;
• Procure manter a cabeça alinhada a coluna; • Se a cadeira não for da sua altura, coloque objetos para compensar a altura que falta até o chão;
• Evite ao longo da prova sentar sobre as pernas, cruzar as pernas ou qualquer atitude que faça pressão sobre as mesmas, pois isso irá interromper a sua circulação sanguínea, causar dor e desconforto;
• De tempos em tempos, ainda sentado, erga o seu corpo, olhe para frente e incline a cabeça para a direita e esquerda e permaneça em cada lado por pelo menos 60 seg, movimente os ombros para frente e para trás, estenda os cotovelos segurando uma mão na outra por 60 seg. Isso irá aliviar as suas tensões.
• Não descuide da respiração. Tente puxar o ar pelo nariz e soltar pela boca. Faça ciclos de respiração profunda de tempos em tempos, principalmente naqueles momentos do famoso “branco” e cansaço. Isso ajudará a oxigenar melhor seu cérebro e todo o seu sistema, melhorando seu desempenho durante a prova.
• Se a postura estiver muito incomoda, levante-se, vá ao banheiro, se possível, e volte a se acomodar.
• Lembre-se o seu rendimento pode ser melhor se o seu ambiente estiver confortável e na maioria das vezes você é quem faz o seu ambiente.
Cuidar da postura é cuidar da saúde da sua coluna. Quando jovem ela não irá cobrar nada de você, mas lá na frente ela cobrará com juros e correções. Fique atento! Boa Prova!

Prof. Esp. Almir Resende Coelho
Fisioterapeuta. Especialista em Fisioterapia Traumato-Desportiva e Ortopédico-Postural. Mestrando em Promoção de Saúde. Docente do curso de Fisioterapia da Unifran.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

diHITT - Notícias