Prof. Dr. Eduardo Nassar e a Mestranda Marcela Matos |
Convivemos diariamente com os Luminóforos, os quais podem ser observados em lâmpadas fluorescentes (pó branco que reveste internamente a lâmpada); intensificadores de imagens de raios X (que proporcionam menor exposição do paciente à radiação); lasers; telas de televisores coloridos sejam elas de plasma, de LED ou de tubos; lâmpadas sem mercúrio; sensores, dentre outras aplicações.
O principal objetivo dos pesquisadores da Unifran é preparar esse material utilizando uma metodologia diferente das existentes no mercado, que atualmente preparam esses materiais utilizando altas temperaturas, aproximadamente 1500 ºC. “Aqui na Unifran conseguimos preparar eficientes luminóforos em temperaturas mais baixas na ordem de 110 ºC, empregando a metodologia sol-gel, que produz luminóforos bastante eficientes e com melhor resolução de imagens e o menor gasto de energia refletindo no custo final do produto, logo menor preço”, explicou Marcela.
Em fase de finalização do Mestrado e com o projeto de Doutorado aprovado pela FAPESP (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo), Marcela continuará sua pesquisa sobre a obtenção de Luminóforos nos laboratórios da Unifran, que com certeza chegará a resultados ainda mais eficazes. A pesquisa conta com apoio da Universidade, do Programa de Pós-Graduação em Ciências (Mestrado e Doutorado) e agências de fomento do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário