quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Na luta da preservação do meio ambiente, grupo de pesquisa da Unifran desenvolve materiais catalíticos que ajudam a deixar processo industriais menos poluentes

Michele, Liziane, Ana Laura e Emerson
Cada vez mais preocupados com a preservação do meio ambiente, o grupo de pesquisa SolGel, desenvolve pesquisa de materiais utilizados nos processos catalíticos para a fabricação de produtos químicos, fármacos e muito utilizados também na agroindústria. Coordenado pelo Prof. Dr. Emerson H. de Faria e Dr. Kátia Ciuffi, tem como integrantes os doutorandos, Gustavo Pimenta Ricci, Liziane Marçal da Silva, Michele Saltarelli e Alex Lemes Marçal, a mestranda, Ana Laura Lovo de Carvalho e os alunos de Iniciação Cientifica, Frederico Matias Lemos, Breno Ferreira Freitas e Francielle Rodrigues.

Para melhor entender, Emerson cita como exemplo os catalisadores de carros, responsáveis pela diminuição de poluentes e completa dizendo que 85% de todo processo industrial utiliza em alguma etapa de sua produção, um processo catalítico como, por exemplo, o Nylon que é obtido em uma reação catalítica. “Estudamos novos catalisadores que utilizam em seu processo, materiais baseados em Alumina, Sílica, aluminosilicatos e Argilas a fim de melhorar e baratear o processo nas indústrias e diminuir o lixo industrial”. Completou.

Além da já terem conseguido ótimos resultados como a seletividade e rendimentos iguais ou superiores aos utilizados hoje na indústria, o Grupo de Pesquisa SolGel também conseguiu trabalhar em condições brandas e temperatura ambiente, que antes era de 300ºC para 25ºC. “Desenvolvemos e aplicamos esses materiais sólidos no processo catalítico e a maioria dos testes surpreenderam pelo rendimento que obtivemos, podemos dizer que estamos no caminho certo”. Completou Liziane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

diHITT - Notícias