quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Pesquisadoras do laboratório de Mutagenese da Unifran desenvolvem testes toxicológicos em fármacos usados na cura do câncer.

Daiane Eleutério e Jaqueline Campos
O Laboratório de Mutagênese da Unifran tem se destacado pelo alto nível de pesquisas que vem realizando, e um deles é a pesquisa das alunas Daiane Eleutério Pereira e Jaqueline Campos Silva. Intitulados respectivamente, “Avaliação in vivo do potencial ganotóxico e citotóxico do complexo carbonilico de Rutênio pelos ensaios do micronúcleo e cometo” e “Avaliação in vitro do potencial genotóxico e citotóxico do complexo carbonilico de Rutênio pelo ensaio do micronúcleo em células V79 e HepG2”.

Apesar dos nomes complicados, a pesquisa basicamente fará uma avaliação dos danos causados no DNA pelo Complexo de Rutênio, um fármaco pré-clínico sintetizado na UFSCAR e que veio passar por todos os testes toxicológicos aqui na Unifran. “Existem vários fármacos no mercado que são muito tóxicos para o organismo, queremos saber se o Complexo de Rutênio vai causar danos menores para células saudáveis”. Disse Jaqueline que realiza sua pesquisa em células saudáveis e células tumorais.

Já Daiane, que teve sua pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, realiza testes em animais vivos como camundongos, e em processo final de sua pesquisa, ela disse ter encontrado ótimos resultados em um dos testes, mas que em outro, o complexo se mostrou mais tóxico. “A intenção é saber se esse composto irá agir somente no tumor e não tanto nas células saudáveis” Completou ela.

Para saber mais sobre as pesquisas clique aqui e aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

diHITT - Notícias