Ao realizarem um trabalho sobre energia eólica, nas disciplinas de Leitura e Produção de Texto, e Eletrônica de Circuitos, os alunos Guilherme Bravo, Nathalia Candiani Cortez e Donizete Medeiros de Castro, do 1ºano do Curso de Tecnologia em Mecatrônica Industrial se interessaram pelo assunto e resolveram pesquisar mais.
Com o intuito de incentivar os alunos para a pesquisa sobre o tema e o desenvolvimento de protótipos, o curso adquiriu um gerador comercial capaz de produzir uma potência de 160 Watts com ventos de 36 quilômetros por hora.
Na foto, Guilherme, Nathalia e Donizete seguram o pequeno gerador da Unifran. Este gerador ficará instalado em uma das torres metálicas, no telhado do CDI e servirá como referência para os projetos desenvolvidos por alunos.
Paralelamente às medidas de potência do gerador, há também a estação meteorológica da Unifran que indica a direção e velocidade do vento. Estas informações são importantes para avaliar o rendimento dos geradores construídos.
Para o professor Henrique, coordenador do curso de Mecatrônica, o desafio está lançado. Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica e Sistemas de Controle são as áreas de conhecimento envolvidas no desafio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário