Quem já passou pelo bloco verde certamente já parou pelo menos uma vez para ler “A Jambêndula”, um jornal mural dos cursos de Comunicação Social. Um projeto coordenado pelo professor Fábio Swartele e como parte de uma disciplina prática do curso, ele explica o que é um jornal mural e como surgiu A Jambêndula.
“Um jornal mural tem como objetivo atingir pessoas que passam por um determinado local e que não tem muito tempo pra ler, muito usado nas empresas, ele geralmente aborda assuntos de interesse comum daquela população”. Disse Swartele.
Em sua 13º edição e no seu quarto ano de existência A Jambêndula foi um nome escolhido para fazer alusão à história da imprensa brasileira. “Esse nome contundente se espelha nos primeiros jornais do Brasil criados para contestar o império e além de usar um tom sarcástico para atrair seus leitores, ele é sempre monocromático (uma cor só), para facilitar a identificação quando muda a edição, feita bimestralmente durante a semana de provas”. Completou.
Disse também que a idéia de um jornal mural surgiu junto à criação do curso de comunicação na Unifran, mas antigamente, como não existia o recurso da computação, o jornal era feito com fundo de EVA e recortes de revistas e jornais até chegarem ao atual projeto com suporte de vidro e adesivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário