sexta-feira, 13 de maio de 2011

Abolição da Escravatura, um marco para a história do Brasil

Profº Venâncio
Hoje, 13 de maio, comemora-se a Abolição da Escravatura ou Lei Áurea e o coordenador do curso de História e Geografia da Unifran, Profº. Anderson Luis Venâncio, falou para as Redes Sociais da Unifran o que significou na época e quais os efeitos nos dias de hoje.

“A Abolição da Escravatura ou Lei Áurea, significou a incorporação do Brasil no mundo do capitalismo um pouco mais avançado, a liberdade para os escravos foi uma perda do apoio que a monarquia tinha, junto aos fazendeiros. Para os negros isso não se traduziu em uma melhoria de vida substancial, tendo em vista que a maioria foi abandonada a própria sorte, tendo que viver de ocupações irregulares e pior ainda, sendo considerados inferiores”.

“Comemorar esse dia atualmente, é o momento de saber de onde o Brasil saiu e de avaliar os ganhos e perdas que a abolição representou não só para os negros, mas traduzir a impressão de que mesmo livres, a maior parte dos brasileiros ainda continua em péssimas condições de vida”.

Um comentário:

Marta disse...

Medidas mitigatórias desde aquela época. Bem como fracionar reajuste salarial de professores em 4 anos..."Brasil, meu Brasil brasileiro..."

Postar um comentário

diHITT - Notícias