sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Em comemoração ao dia do fonoaudiólogo, formanda emociona a todos com sua história de superação.


Maristela e Siméia
09 de dezembro é dia do profissional fonoaudiólogo, faz 20 anos que a profissão foi reconhecida e hoje é uma das mais promissoras da área de saúde. Em comemoração à este dia, apresentamos aqui a historia da aluna Siméia, que concluiu o último ano do curso agora em dezembro de 2010. Ela começa a contar sua história dizendo que estava em um momento da vida muito difícil, quando resolveu se inscrever no ENEM e tentar uma vaga pelo PróUni. Sua pretensão era fazer o curso de Educação Artística, pois era o que ela pensava gostar, mas como na época da inscrição era obrigatório escolher 5 opções de curso, uma de suas escolhas foi a Fonoaudiologia e com a possibilidade da vaga ela ingressou no curso. Ao logo de sua jornada até a conclusão do curso ela diz que se apaixonou e disse que é impossível não se encantar, porém mesmo assim, as dificuldades foram muitas, no inicio ela trabalhava para ajudar no orçamento da família e estudava, até completar o segundo ano. Quando ela passou para o terceiro ano iniciaram-se os estágios e ela já não podia se dedicar ao trabalho, foi um momento muito difícil, pois ela precisava trabalhar ou encontraria mais dificuldades financeiras, ela chegou a pensar em parar o curso, mas como já havia feito dois anos, sua vontade era continuar. Nesta época ela tentou fazer um acordo com a empresa onde trabalhava, para que eles a demitissem e com o dinheiro que ela receberia no “acerto” ela pudesse continuar, mas a empresa não concordou. Perdida sem saber o que fazer, resolveu faltar do trabalho nos dias de estágio, as faltas então passaram a ser descontadas no salário e foi ficando tudo ainda mais difícil, foi quando a empresa a demitiu e com o dinheiro recebido, ela pode se dedicar aos seus estágios e concluir a faculdade. Emocionada ao contar a sua história, ainda diz, “Faculdade não é apenas a mensalidade, nos temos que comprar livros, tirar xérox, pagar transporte (...)”. Ela fala que lutou muito para chegar aonde chegou e quando pergunto em qual área ela quer se especializar ela diz, “Eu gosto de todas as áreas de atuação, ficaria feliz em atuar em qualquer uma, por isso quero começar a trabalhar e depois pensar em uma especialização, quando comecei os estágios e pus em prática todas as áreas, não tive uma preferência, gostei de todas”. Quanto ao curso de Educação Artística ela diz, ”Quem sabe futuramente”, mas ela deixa claro que ama a Fonoaudiologia. Pudemos ver em Siméia que ela é um exemplo de história bem sucedida, desde o início houveram muitas dificuldades e empecilhos , porém sua vontade de alcançar o conhecimento foi mais além. Sua família simples, agora pode sentir orgulho, pois foi uma luta não só de Siméia, mas de todos aqueles que estiveram este longo período ao seu lado. Sua felicidade e emoção ao concluir a primeira etapa dos seus objetivos, mostra que não existem limites que impeçam o crescimento e sim oportunidades que podem ser aproveitadas junto a uma boa dose de força de vontade.

Assistam aos videos com depoimentos de Professoras e Alunas Formandas do ano de 2010 em homenagem ao Dia do Fonoaudiólogo clicando aqui.

Um comentário:

Josiane disse...

A Siméia é uma pessoa maravilhosa de coração enorme, não tem quem não se encante por ela. Parabénsss Si..vc merece...sempre vou torcer por vc..

Postar um comentário

diHITT - Notícias